Caminhada contra hipertensão

Julho 21, 2010 por  
Arquivado em: Destaques

Conhecida também como pressão alta, a hipertensão, na verdade, é o aumento da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais. Saiba que a pressão arterial varia durante as 24 horas do dia e segue um ritmo bem próprio, porque é diretamente influenciada pelo estado psicológico, pelos hábitos alimentares e pelas atividades diárias.

Uma pessoa é considerada hipertensa quando apresenta níveis consecutivos de pressão acima dos limites. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), os valores considerados normais são 130 x 85 mmHg. No entanto, os valores acima de 140 x 90 mmHg são os que caracterizam a hipertensão.

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, só no Brasil existem 29 milhões de hipertensos. Por isso, é bom saber que a hipertensão eleva os fatores de risco para doenças do coração e aneurisma.

Os sintomas típicos da pressão alta são dor de cabeça, tontura, cansaço, enjoo e falta de ar. Entretanto, prevenir está cada vez mais fácil. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, caminhar reduz a pressão arterial e previne o aparecimento da doença.

Por isso, não perca tempo, utilize a pista de atletismo do Grêmio Esportivo Olímpico e faça sua caminhada, que além de controlar a pressão arterial, vai lhe ajudar a manter o peso ideal. Ah… e consulte seu médico de forma periódica, pois só ele  é quem pode avaliar e prescrever o tratamento adequado.

Deixe seu comentário.

Diga-nos o que está pensando.

Você deve estar logado para enviar seu comentário.