Grupo Folclórico

abril 21, 2010 por  
Arquivado em: Notícias

Grupo Folclórico

O Grupo TANZ-und SPIELGRUPPE GARTENSTADT (tradução para Grupo de Danças e Entretenimentos Cidade Jardim) nasceu da necessidade que um grupo de amigos sentiu em fundar um Grupo Folclórico onde além de preservar a dança, também fossem realizadas outras atividades como o canto, a música e o teatro. O grupo foi fundado em 02 de junho de 1996.

Em julho do mesmo ano o grupo se filiou ao Grêmio Esportivo Olímpico. Os ensaios costumavam ser aos domingos à tarde. A coordenação estava sob a responsabilidade de Edson Kleine, Adriana Alsleben, Sérgio Luis Theiss e Marilise Baer Theiss. O grupo mantinha 32 integrantes na categoria adulto. Eles costumavam se apresentar no Rio do Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e em cidades de Santa Catarina, incluindo a Oktoberfest. 

Participaram da organização de eventos como o Encontro de Grupos de Dança Folclórica Alemã, que reunia grupos vindos de todo o Brasil; o 2º BUNDESVOLKSTANZTREFFEN (Encontro Internacional de Grupos de Dança Folclórica Alemã de Blumenau), realizado nos dias 15 a 17 de novembro de 2002; e do 1º Kindertanz (Encontro de Grupos Infantis de Dança Folclórica).   

O Grupo Folclórico tinha por objetivos representar e manter a cultura do povo em sua autenticidade através da dança folclórica, do canto e do teatro; e de representar o Clube ao qual o grupo estava filiado, no caso o Olímpico, em todos os eventos e apresentações que participassem, além de promover a manutenção da correta prática do folclore germânico, impedindo em seu meio a existência de pessoas que estivessem em desacordo com este fim.  

Eles possuíam dois trajes folclóricos: o primeiro era um traje do dia a dia, o DIRNDL, traje moderno do Sul da Alemanha em que as cores predominantes são as do Clube ao qual o Grupo está filiado. No caso do Olímpico as cores eram bordô e branco. Já o segundo era um traje pomerano da Região de Jamund/Köslin, aproximadamente da época de 1850.

Os comentários estão fechados.