Punhobol

abril 21, 2010 por  
Arquivado em: Notícias

A paixão pelo punhobol iniciou na Sociedade Ginástica

O punhobol é uma das mais primitivas modalidades. Por ser um esporte de origem alemã sofreu sua evolução na década de 40, quando extinguiu-se a Sociedade Ginástica. Foi durante muitos anos um departamento muito ativo. Disputava torneios citadinos e regionais. O punhobol, pela sua condição sui-generis possuía um status próprio, constando que não pertencia essa modalidade à Liga Blumenauense de Desportos.  

São poucos os registros minuciosos sobre sua evolução. No Olímpico, conforme registra o número um da Revista do Clube, datada de 1950, naquele ano começava o esporte a ganhar mais adeptos. Os jogos eram realizados com poucas equipes de Blumenau, como o Ipiranga e Guarani, além de outras da região.   

Equipe de punhobol do Olímpico durante excursão a Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul

Pouco mais adiante se iniciavam as excursões para cidades como Joinville, São Bento do Sul, Curitiba e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, mas foi logo decaindo essa prática, pois o clube só possuía suas instalações livres aos domingos pela manhã, quando o tempo estivesse ainda bom, caso contrário os jogadores eram impedidos de praticarem seu esporte.  

O reerguimento do punhobol iniciou-se ainda na década de 60 com a criação de uma equipe de base, que não alcançou maiores expressões. O esforço do departamento amador voltaria nos anos 70, e em 1974 o ano foi de muitas disputas, mas sem títulos. No estadual daquele ano o Olímpico alcançaria apenas a segunda colocação, perdendo para o Guarani, da Itoupava Norte. 

Equipe juvenil do Olímpico na década de 60

Já mais adiante, em outubro de 1974, faria um torneio internacional em Porto Alegre, mas ficaria na quinta posição, ante clubes de melhor estrutura nesse esporte como o Navegantes, Novo Hamburgo, Eldorado, da Argentina, e Sogipa, de Porto Alegre.  

No ano seguinte disputava em junho o campeonato do Sesi, perdendo novamente a final para o Guarani, que mantinha sua hegemonia nesse esporte. Em 1976 ficaria em terceiro no estadual, repetindo essa posição em 1977. O único título alcançado nesse período foi no campeonato de aspirantes do Sesi, em novembro de 1977, quando surpreendeu o tradicional adversário, o Guarani.  Mas com todos os problemas de ordem financeira e até mesmo a evolução inalcançada pela falta de recursos afetou todos os esportes do clube durante os anos 70, o punhobol também sofreu com isso: desapareceu do Grêmio Esportivo Olímpico.  

Os comentários estão fechados.