
O punhobol é uma das mais primitivas modalidades. Por ser um esporte de origem alemã sofreu sua evolução na década de 40, quando extinguiu-se a Sociedade Ginástica. Foi durante muitos anos um departamento muito ativo. Disputava torneios citadinos e regionais. O punhobol, pela sua condição sui-generis possuía um status próprio, constando que não pertencia essa modalidade à Liga Blumenauense de Desportos.
São poucos os registros minuciosos sobre sua evolução. No Olímpico, conforme registra o número um da Revista do Clube, datada de 1950, naquele ano começava o esporte a ganhar mais adeptos. Os jogos eram realizados com poucas equipes de Blumenau, como o Ipiranga e Guarani, além de outras da região.

Pouco mais adiante se iniciavam as excursões para cidades como Joinville, São Bento do Sul, Curitiba e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, mas foi logo decaindo essa prática, pois o clube só possuía suas instalações livres aos domingos pela manhã, quando o tempo estivesse ainda bom, caso contrário os jogadores eram impedidos de praticarem seu esporte.
O reerguimento do punhobol iniciou-se ainda na década de 60 com a criação de uma equipe de base, que não alcançou maiores expressões. O esforço do departamento amador voltaria nos anos 70, e em 1974 o ano foi de muitas disputas, mas sem títulos. No estadual daquele ano o Olímpico alcançaria apenas a segunda colocação, perdendo para o Guarani, da Itoupava Norte.

Já mais adiante, em outubro de 1974, faria um torneio internacional em Porto Alegre, mas ficaria na quinta posição, ante clubes de melhor estrutura nesse esporte como o Navegantes, Novo Hamburgo, Eldorado, da Argentina, e Sogipa, de Porto Alegre.